top of page

Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (ABRITEC) tem novo representante regional


É com tamanha alegria que a Associação Brasileira de Incentivo a Tecnologia e Ciência – ABRITEC, anuncia seu novo representante regional: Jilcimar Fernandes.

O estudante do curso Técnico Integrado em Informática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Pau do Ferros iniciou sua carreira na pesquisa através da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a qual participou por 2 anos consecutivos. O evento tem como objetivo simular um ambiente de desastre em mundo real onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs. Desde então sentiu a necessidade de expandir sua experiência na produção tecnológica, vindo a desenvolver estudos e projetos que pudessem ajudar a sociedade e transformar a realidade a qual estamos inseridos.

Jilcimar, além de desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que auxilia no combate ao Aedes Aegypti que foi implantado em três cidades do Rio Grande do Norte e que ainda pode ser adquirido no Google Play Store (link abaixo), também participa de outro projeto intitulado Sistema Eletrônico para Aquisição de Imagens das Palhetas de Ovitrampa, o qual recebeu recentemente medalha de platina na II INFOMATRIX Brasil e credenciamento para INFOMATRIX Mundial (que acontecerá em 2017, na cidade de Bucareste - Romênia), tendo como objetivo desenvolver um sistema eletrônico para aquisição de imagens das palhetas de ovitrampa, para que seja realizada, através de um posterior processamento de imagens, a contagem automática dos ovos do mosquito Aedes Aegypti, otimizando assim os métodos de contagem utilizados atualmente, pois ainda são manuais.

Quando procurado pela nossa equipe de comunicação, Jilcimar afirmou que “fazer parte da ABRITEC é graticante e recompensador, pois, é uma forma de mudarmos a realidade que nos rodeia, além de contribuir cada vez mais para a ampliação do número de jovens cientistas no Brasil. Assim como o mundo da pesquisa mudou a minha realidade, espero propagar minhas experiências, para ajudar na formação de novos pesquisadores”. Link para download do aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=majorsales.jsid.com.br.majorcontraoaedes


Recent Posts
Archive
bottom of page